Aguia capta recursos da Finep para desenvolvimento de projeto de cobre

Por Conexão Mineral 03/02/2023 - 15:57 hs
Foto: Aguia
Aguia capta recursos da Finep para desenvolvimento de projeto de cobre
Mina tem uma reserva de mais de 18 milhões de toneladas de cobre

A Aguia, empresa brasileira com capital australiano especializada em pesquisa e desenvolvimento de projetos de bens minerais, receberá R$ 2 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para o desenvolvimento de tecnologias de processamento de cobre. 

O recurso, captado por meio de uma seleção pública, será utilizado no aperfeiçoamento de processos de biolixiviação e triagem de minério. “Nós temos um projeto inovador, com credenciais ambientais inéditas no estado e temos uma grande preocupação em implementar tecnologias mais eficientes e desenvolver processos ambientalmente amigáveis. Queremos impactar positivamente o Rio Grande do Sul, com geração de emprego e renda, e disponibilizar ao mercado um produto diferenciado, o cobre verde”, destaca o CEO da Aguia, Fernando Tallarico. 

A seleção pública do Programa Mineração e Desenvolvimento, que tem como objetivo apoiar e promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para a cadeia de mineração, contou com a participação de mais de 70 empresas. Além do aporte feito pela Finep, a Aguia também investirá mais de R$ 700 mil para o desenvolvimento do projeto Cobre Verde. 

Cobre Verde

Localizado no Cinturão do Cobre, em Caçapava do Sul (RS), o Projeto Andrade tem como foco a produção de cobre metálico (catodo), que será utilizado para transformação na matriz energética para fontes limpas de energia. A expectativa é de que as atividades na mina, que tem uma reserva de mais de 18 milhões de toneladas de cobre, sejam iniciadas no último semestre de 2024.